Gente, adorei o tema e tudo que já foi compartilhado.
Eu vi sobre a questão da redução de consumo de carne, e é um dos pontos bem difíceis pra mim, o destino do meu lixo orgânico de cozinha hoje é pra uns amigos que criam galinhas e pro meu sogro que cria alguns porcos. Então de certa forma eu incentivo a criação de animais, mas foi a melhor forma que eu consegui.
O reciclável eu separo do orgânico, coloco pra coleta seletiva.
Pilhas, na prefeitura da minha cidade tem um descarte, não é muito divulgado, quase ngm daqui sabe. Talvez seja interessante se informar na prefeitura de cada cidade
Remédios eu descarto na farmácia do posto de saúde, não sei se é toda a rede do SUS que aceita, mas acredito que sim. Dá pra se informar certinho tmb.
Óleo de cozinha eu guardo, minha mãe faz sabão de soda.
Outros: eu faço meu próprio sabão em pó (uma mistura de sabão de coco ralado com bicarbonato de sódio, proporção 1 xícara p/ 1 xícara de cada), meu sabão líquido (receita do blog uma vida sem lixo, eu uso pra roupas, pra detergente, e pra multiuso diluído numa proporção de 300ml água e 50ml sabão), meu aromatizador de ambiente (100ml álcool, uns 50ml de água e umas gotinhas de óleo essencial), meu desodorante (150ml de leite de magnésia + 1/2 colher de sopa de óleo de coco + 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio + óleo essencial se tiver - uso de melaleuca pq é antifúngico e cheirosinho), meu hidratante labial (óleo de coco aquecido com cacau, não dá diferença na cor, embora fosse esse o objetivo haha), meu esfoliante (1 colher de flores de camomila trituradas + 1 colher de aveia + 1 colher de arroz em pó, pode só juntar tudo ou bater no liquidificador pra ficar mais fino, guarda em um pote, daí é só colocar um pouquinho com água até formar uma pastinha e usar, receita do insta @chadepenteadeira), meu hidratante facial (10ml de óleo de semente de uva + 6 gotas de óleo essencial, eu usei 3 de melaleuca, por ser antifúngica ajuda em acne, e 3 de copaíba, que é secativo e ajuda em acne tmb), acho que é isso.
LEMBRANDO QUE PRA TUDO ISSO, PRINCIPALMENTE PRODUTOS DE PELE DEVE SER OBSERVADO CASOS DE ALERGIA OU ALGO DO TIPO
Uso absorvente ecológico também, é uma benção na vida, bem melhor que os descartáveis. A PELE RESPIRA <3
Uma coisa em que eu ainda falho muuuito e quero mudar logo é a sacola reutilizável que eu esqueço de levar quando vou fazer compras. E quero comprar ou fazer saquinhos pra comprar hortifruti. E deixar todos juntos perto da porta, pra lembrar!
Ahhh também tenho meu kit com talheres de plástico e canudo e guardanapo e copo de silicone, mas quase não uso pq não como muito fora, mas é uma ótima opção
Gostei de poder contribuir um pouco mais <3